O termo IDE refere-se não somente à definição do conector e interface, mas também ao fato do controlador estar integrado na drive, não estando separado ou ligado à placa-mãe. Com a introdução do Serial ATA em 2003, esta configuração foi retroativamente renomeada para Parallel ATA (ou PATA, ATA Paralelo) referindo-se ao método como os dados eram transferidos pelos cabos desta interface.
SATA (Serial Advanced Technology Attachment) :
"Serial-ATA" é uma ligação de dados entre o processador e o disco rígido em computadores. O padrão de ligação "Serial-ATA" é o desenvolvimento do padrão ATA e oferece uma velocidade de transferência de dados até 600 Mbps. Além disso, o "Serial-ATA" simplifica o encaminhamento de cabos e permite a substituição de suportes de dados durante o funcionamento.
SCSI (Small Computer System Interface) :
Existem vários tipos de SCSI com características diferentes, distinguindo-se principalmente pelas taxas de transferência de dados que apresentam (entre os 4 e os 80 MB por segundo). SCSI-1, SCSI-2, Wide SCSI, Fast Wide SCSI, Ultra SCSI, SCSI-3, Ultra2 SCSI e Wide Ultra2 SCSI são algumas das versões existentes.
0 comentários:
Enviar um comentário