sexta-feira, 4 de maio de 2012

Interfaces de memória secundária

IDE (Integrated Drive Electronics) : 
O termo IDE refere-se não somente à definição do conector e interface, mas também ao fato do controlador estar integrado na drive, não estando separado ou ligado à placa-mãe. Com a introdução do Serial ATA em 2003, esta configuração foi retroativamente renomeada para Parallel ATA (ou PATA, ATA Paralelo) referindo-se ao método como os dados eram transferidos pelos cabos desta interface.



SATA (Serial Advanced Technology Attachment) :
"Serial-ATA" é uma ligação de dados entre o processador e o disco rígido em computadores. O padrão de ligação "Serial-ATA" é o desenvolvimento do padrão ATA e oferece uma velocidade de transferência de dados até 600 Mbps. Além disso, o "Serial-ATA" simplifica o encaminhamento de cabos e permite a substituição de suportes de dados durante o funcionamento.



SCSI (Small Computer System Interface) :
Interface de um computador que pode ser utilizado para ligação de discos rígidos, scanners, gravadores de CD, etc. Esta tecnologia permite conectar aproximadamente sete aparelhos ao mesmo interface e, ainda assim, manter uma boa performance.
Existem vários tipos de SCSI com características diferentes, distinguindo-se principalmente pelas taxas de transferência de dados que apresentam (entre os 4 e os 80 MB por segundo). SCSI-1, SCSI-2, Wide SCSI, Fast Wide SCSI, Ultra SCSI, SCSI-3, Ultra2 SCSI e Wide Ultra2 SCSI são algumas das versões existentes.


0 comentários:

Enviar um comentário