quarta-feira, 2 de maio de 2012

Gestão de Memória e o DMA

DMA :
O DMA permite a uma interface efectuar o controlo da transferência directa dos dados da interface para a memória central, sem intervenção do CPU.
Dado este modo de operação, seria pouco conveniente termos um programa que, por exemplo, numa leitura de disco, por cada byte vindo da interface, tivesse de o ler, primeiro para um registador do CPU e, depois, movê-lo para um buffer em memória central. Assim, surgiu a motivação para o mecanismo de acesso directo a memória, conhecido pela sigla DMA (direct memory access).


Bus Mastering :
Bus Mastering é um recurso suportado por algumas arquiteturas de barramento, que permitem que um controlador - principalmente discos rígidos, unidades de CD-ROM e DVD-ROM, conectado a interface IDE ou SATA - comunique diretamente com outro dispositivo, ou seja, a memória. Quem monitoriza essa operação não será o processador, mas sim o chipset da placa mãe, ou seja, um conjunto de circuitos de apoio à placa mãe.
 As arquiteturas de barramentos modernas, incluindo PCI, suportam o bus mastering devido ao seu significante ganho de performance e atualmente quase todas as placa mães modernas suportam bus mastering. 



0 comentários:

Enviar um comentário