sexta-feira, 20 de abril de 2012

Arquitetura de Von Neumann e Harvard

A Arquitetura de von Neumann , é uma arquitetura de computador que se caracteriza pela possibilidade de uma máquina digital armazenar os seus programas no mesmo espaço de memória que os dados, podendo assim manipular esses mesmos programas.

A máquina proposta por Von Neumann reúne os seguintes componentes: uma memória,  uma unidade aritmética e lógica (ALU), uma unidade central de processamento (CPU) e uma Unidade de Controlo (CU), cuja função é a mesma da tabela de controlo da Máquina de Turing universal: procurar um programa na memória, instrução por instrução, e executá-lo sobre os dados de entrada.

Cada um dos elementos apresentados é realizado à custa de componentes físicos independentes, cuja implementação tem variado ao longo do tempo, consoante a evolução das tecnologias de fabricação.


A Arquitetura de Harvard baseia-se num conceito mais recente que a de Von Neumann, tendo vindo da necessidade de por o microcontrolador a trabalhar mais rápido. É uma arquitetura de computador que se distingue das outras por possuir duas memórias diferentes e independentes em termos de barramento e ligação ao processador. É utilizada nos microcontroladores PIC, tem como principal característica aceder à memória de dados separadamente da memória de programa.

Baseada também na separação de barramentos de dados das memórias onde estão as instruções de programa e das memórias de dados, permitindo que um processador possa aceder às duas simultaneamente, obtendo um desempenho melhor do que a da Arquitetura de von Neumann, pois pode procurar uma nova instrução enquanto executa outra.




0 comentários:

Enviar um comentário